terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Temos mais um anjo no céu

Olá perfects,

estes dois últimos dias foram muito difíceis. Quem segue o blog sabe que há cerca de um ano pedi para rezarem pelo filho de uns amigos a quem tinha sido diagnosticado um tumor cerebral inoperável. Quando soubemos o choque foi enorme, o Kiko, um menino saudável, inteligente e cheio de vida tinha uma daquelas coisas que não se deseja sequer ao pior inimigo, quanto mais a uma criança inocente, de apenas 7 anos. Ontem o Kiko foi para o ceú e hoje foi o dia da cerimónia de despedida. Sim, cerimónia porque a palavra f. não me soa nada bem numa situação destas.

Como devem imaginar estamos todos em choque. A dor dos amigos é grande, mas a dor dos pais, dos avós, dos tios é indescritível. Não consigo sequer imaginar como se consegue superar uma dor destas, ou ter forças para dar amor aos outros filhos, quando o nosso coração deve estar mais pequenino do que uma ervilha. Ou se calhar é exatamente o oposto, os outros dois filhos da Joana e do Hugo serão a fonte da força para que eles recuperem o ânimo, assim como amor que têm um pelo outro.

O Kiko foi muito feliz. Teve a sorte de ter uma família maravilhosa que sempre o amou e acompanhou. Teve a sorte de ver nascer, este ano, a sua mana mais nova, de quem tenho a certeza que vai cuidar, como o seu anjo da guarda, assim como do seu mano J. Conheço a Joana desde a infância (que é um doce de rapariga e merece tudo de bom), mas tenho, também, um enorme carinho pelo Hugo, porque adoro a forma como ele olha para a sua mulher... todas as mulheres deviam ter um marido que olhasse para elas com aquele carinho e amor!

Eu admiro do fundo do coração a sua família, admiro a coragem, força e fé dos seus pais e avós... eu acho que não teria tido tanto força, nem coragem, nem fé, nem nada... Hoje o dia foi de tristeza, porque as despedidas são sempre tristes. Mesmo que saibamos que Jesus o acolhe é impossível evitar as lágrimas e imaginar, sequer, a dor que estão a sentir. Eu tenho a certeza que o AMOR os vais ajudar a superar... com o tempo. Mas agora é tempo de chorar, de gritar, de perguntar porquê, de estar sozinho fechado, de estar com quem se ama, de dar beijos aos filhos que estão cá, de dar beijos aos brinquedos que o Kiko gostava, de desaparecer do mapa e não falar com ninguém, ou de falar se assim lhes apetecer. É tempo de darmos espaço a que a dor vá ficando mais pequenina e que a saudade fique maior. 

Escrevi esta mensagem por vários motivos:

primeiro, para vos pedir, novamente, para rezar, mas desta vez não pelo Kiko, mas com o Kiko, pela sua família;
segundo, para que todos nós possamos agradecer a felicidade que é termos a nossa família, filhos e netos saudáveis e devemos aproveitar melhor o tempo que passamos com eles;
terceiro, porque muitas pessoas sabem do que se passa e assim escusam de falar no assunto à família e perguntar pelo Kiko ou até me perguntarem a mim. (eu sei que estou a ser egoísta, mas acreditem que é doloroso falar no assunto)

Espero que 2015 seja um ano melhor, com saúde e amor, que isso sim é o mais importante.

Beijinhos
Inês
 

5 comentários:

  1. É Inês a dor de perder um filho é indiscritível , e a que eu vivo nao se compara á da sua amiga em que já existem 7 anos de vivência , nao consigo sequer imaginar , perdi um dos meus gémeos e é uma dor permanente ao olhar para a irmã que ficou e saber que falta ali a outra metade , quanto mais assim :( .....mas também é verdade que o amor pelos outros filhos nos obriga a manter de pé e a seguir em frente , foi ao grande amor pela família , ás minhas outras duas filhas , ao meu marido ,aos meus pais que fui buscar forças para continuar a viver, mas tudo passa a ser diferente , e quando tudo acontece perto destas datas como foi também o meu caso , não é fácil,mas somos uns privilegiados ,ganhamos um anjo da guarda só nosso, e que se estivermos atentos vamos vendo em muitas ocasiões e lugares na nossa vida, eles continuam a fazer parte do nosso dia a dia , nunca é esquecido por nós, tem direito a presente de Natal como as manas, mas vamo-nos adaptando ás circunstancias, o josé recebeu um balão em forma de estrela que largamos em direcção ao céu com uma mensagem de cada membro da família, vamos arranjando formas de aprender a viver com eles sem a sua presença fisica , mas nunca deixam de estar entre nós....o Kiko saberá o que fazer para amenizar o sofrimento daqueles que choram por ele....um beijinho com carinho aos pais do Kiko mesmo não os conhecendo.

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijinho Inês e saiba que essa partilha é profundamente sentida por quem é mãe.
    Não há palavras.

    ResponderEliminar
  3. Esta familia teve uma benção, teve a oportunidade de se despedir do Kiko, teve a oportunidade de se preparar (apesar de dificil) e rezar todos os minutos e segundos. Tiveram a oportunidade de verem como o filho deles era forte, corajoso e acima de tudo o amor e a união que originou. A tua missão foi cumprida, inaceitável para o ser humano mas aos olhos de Deus fizeste o teu papel. De onde estás enche o coraçãozinho dos teus pais novamente, e que sorriam mto pois de certeza que era o que mais desejas

    ResponderEliminar