sexta-feira, 28 de outubro de 2016

João Lobo Antunes - o médico da minha vida

Olá perfects,

Quem segue o blog sabe que, este meu perfect home foi criado para escrever sobre coisas que me fazem feliz. Adoro decoração de interiores, mas também vou falando sobre o que faço cá em casa para as minhas filhas e, também, já desabafei sobre coisas que me preocupam. Como já tenho dito, o blog é também um bocadinho de mim.

Por isso, não podia deixar de falar neste Homem, neste médico que marcou a minha vida de uma forma que poucas pessoas terão a capacidade de o fazer. O Doutor João Lobo Antunes, para mim O neuro-cirurgião do nosso país, operou o meu pai há cerca de 20 anos e salvou-lhe a vida. Esta capacidade de prolongar a vida a alguém porque se dedicou a vida a estudar, a trabalhar e a aperfeiçoar uma área da medicina, é das coisas mais bonitas que pode haver. Lembrar-me-ei sempre do seu olhar sereno, das palavras de confiança e esperança, do cuidado com o paciente e a família, algo que vai muito além do médico competente e passa para o âmbito do ser humano especial. 

foto por Cofina eventos
Quando soube ontem, através do rádio, que tinha partido, não consegui conter as lágrimas. Não era da minha família, estive com ele meia dúzia de vezes, na altura das cirurgias, nas consultas pós cirurgia, noutra consulta com o meu marido, mas sinto que ele fazia parte da minha vida. Não sei explicar de outra forma. Sempre que se falava em algum problema ligado à sua especialidade, eu não tinha dúvidas em dizer que se fosse comigo, iria consultá-lo para saber a sua opinião. Agora, egoisticamente, penso que fiquei sem saber o que dizer, sem saber quem recomendar, se contar com a a rede que achava que tinha em situações graves, como aconteceu com o meu pai. Mas um médico, não é só um médico!

Entretanto, existe a família. Não sei se acontece com todas as pessoas que passaram por algo assim, mas quando pensava no Doutor João, no médico, acabava por pensar de forma quase endeusada, como se não tivesse família. No entanto, eu sei que tem. Por vezes, pensava na família dele. Lembrava-me, com enorme gratidão, do facto de ter, em pleno Agosto, cancelado as suas férias para operar o meu pai. Para nós aquela decisão foi tudo, foi a abertura do para-quedas que parecia teimar em não abrir. Mais tarde, quando constituí a minha família, lembrava-me que, se ele tinha cancelado as suas férias, teria desiludido alguém, a mulher, os filhos, um amigo, um colega... Imaginava que poderia não ser fácil aceitar estes adiamentos ou cancelamentos. Sei que, agora, os filhos são adultos, mas na altura, há vinte anos atrás, poderia não ter sido fácil aceitar. Por isso, a minha mensagem final vai exatamente para a família, que, mais do que qualquer um de nós, a quem o Doutor Lobo Antunes marcou, vão sentir a sua falta. 

Obrigada, obrigada a todos por terem permitido que o vosso pai, marido, irmão, avô tenha marcado as nossas vidas desta maneira. Sem o vosso amor, entendimento da sua vocação e tolerância, nada teria sido possível. Ele veio a este mundo para deixar a sua marca. Obrigada pelo tempo que cederam a favor de todas as pessoas que ele salvou, tratou e ensinou. Confio que tenham muito orgulho no Homem que sempre foi e na forma como, para sempre, marcará a medicina em Portugal. Obrigada.

Inês Veiga Pereira




Sem comentários:

Enviar um comentário